Só abdominais não dá13/08/2012 | 14h34

Dez dicas para combater gordura localizada na barriga

Atividade física precisa ser feita em sintonia com alimentação saudável

Enviar para um amigo
Dez dicas para combater gordura localizada na barriga Divulgação/Divulgação
Chá ajuda na digestão Foto: Divulgação / Divulgação

Dosar bem a alimentação saudável nos horários certos com a atividade física é a maneira mais eficiente de combater a gordura localizada na barriga, diz a endocrinologista Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada de São Paulo.

— Só fazer abdominais não é o mais indicado, pois eles irão contribuir muito mais para tonificar os músculos da região abdominal do que para eliminar gordura localizada. O que tem grande resultado é a combinação de uma alimentação adequada e balanceada, segundo o metabolismo, consumo e gasto energético de cada um, com exercícios aeróbicos, principalmente os de menor intensidade e maior duração.

A seguir, Carolina dá dez dicas para quem quer ter uma barriga mais definida.

1) Evite o consumo de carboidratos depois das 19h. Na verdade, o que irá importar aí será a quantidade ingerida e não o carboidrato propriamente dito. O que ocorre nesse período é que nosso organismo não estará necessitando de tanta energia quanto durante o dia e estará preparando-se para dormir. Então o excesso de carboidratos nesse período será armazenado e convertido em gordura.

2) Mastigar bem os alimentos facilita a digestão e impede um fluxo maior de sangue que distende o abdômen, provocando o efeito estufa.

3) O ideal é não ingerir líquidos em excesso durante a refeição. Além de dilatar o estômago, pode interferir na acidez gástrica, que por sua vez irá prejudicar a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais, podendo ocorrer má digestão, fermentação e formação de gases.

4) Coma mais vezes durante o dia. Isso ajuda a diminuir o tamanho das porções de comida que você ingere normalmente, o que lhe dará maior saciedade e irá contribuir para um melhor funcionamento de seu metabolismo. Mastigue bastante e não tenha pressa para engolir. A velocidade com que comemos manda certa quantidade de ar junto com o alimento, o que pode acarretar também no aparecimento da barriguinha.

5) Acrescente mais fibras no prato. Elas colaboram com a digestão e mantêm sua saciedade e níveis glicêmicos por mais tempo. As verduras e alimentos integrais favorecem o bom funcionamento do intestino. Elas podem ser encontradas nas frutas, hortaliças, granola, aveia, linhaça, entre outros. Mas não exagere na quantidade, pois podem causar inchaço pela produção de gases e aumento do bolo fecal. Quanto mais fibras, mais água você terá de beber para não ter esse efeito.

6) Beba bastante água: 30 a 40 minutos antes e depois das refeições. O mínimo de água exigido pelo corpo é de dois litros por dia. Poupe tomar bebidas gaseificadas, elas dilatam a barriga e ainda contribuem para a retenção de líquidos, causando inchaço, devido a grande quantidade de sódio em suas fórmulas.

7) Não consuma alimentos muito salgados, eles provocam retenção de líquido que dão a sensação de barriga inchada. Fique atenta aos molhos prontos para temperar saladas, sopas de saquinho, refrigerantes, azeitonas e condimentos na comida.

8) Faça exercícios. A corrida é uma ótima aliada no quesito perder circunferência. Ele tonifica os músculos do corpo, libera o stress e aumenta a circulação sanguínea.

9) Invista nos chás. Alguns deles ajudam na digestão e possuem efeito diurético. Beba pelo menos de três a quatro xícaras por dia. Prefira tomá-los sem açúcar. O chá-verde acelera o metabolismo e ainda auxilia a queima de gordura.

10) Durma em média seis a oito horas por noite. Ter um bom descanso é essencial para manter a saúde. Se o corpo não tem uma pausa, acaba solicitando mais alimentos para se manter bem. O apetite aumenta juntamente com a ansiedade e acaba criando a necessidade de comidas mais gordurosas.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseRenato Russo e Legião Urbana vão ganhar exposição no MIS, de São Paulo. http://t.co/RvM9orEixrhá 2 minutosRetweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseTrabalhadores da Comcap mantêm estado de greve até 4 de agosto. http://t.co/lmKDxIwppvhá 28 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros