Só abdominais não dá13/08/2012 | 14h34

Dez dicas para combater gordura localizada na barriga

Atividade física precisa ser feita em sintonia com alimentação saudável

Dez dicas para combater gordura localizada na barriga Divulgação/Divulgação
Chá ajuda na digestão Foto: Divulgação / Divulgação

Dosar bem a alimentação saudável nos horários certos com a atividade física é a maneira mais eficiente de combater a gordura localizada na barriga, diz a endocrinologista Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integrada de São Paulo.

— Só fazer abdominais não é o mais indicado, pois eles irão contribuir muito mais para tonificar os músculos da região abdominal do que para eliminar gordura localizada. O que tem grande resultado é a combinação de uma alimentação adequada e balanceada, segundo o metabolismo, consumo e gasto energético de cada um, com exercícios aeróbicos, principalmente os de menor intensidade e maior duração.

A seguir, Carolina dá dez dicas para quem quer ter uma barriga mais definida.

1) Evite o consumo de carboidratos depois das 19h. Na verdade, o que irá importar aí será a quantidade ingerida e não o carboidrato propriamente dito. O que ocorre nesse período é que nosso organismo não estará necessitando de tanta energia quanto durante o dia e estará preparando-se para dormir. Então o excesso de carboidratos nesse período será armazenado e convertido em gordura.

2) Mastigar bem os alimentos facilita a digestão e impede um fluxo maior de sangue que distende o abdômen, provocando o efeito estufa.

3) O ideal é não ingerir líquidos em excesso durante a refeição. Além de dilatar o estômago, pode interferir na acidez gástrica, que por sua vez irá prejudicar a absorção de nutrientes, vitaminas e minerais, podendo ocorrer má digestão, fermentação e formação de gases.

4) Coma mais vezes durante o dia. Isso ajuda a diminuir o tamanho das porções de comida que você ingere normalmente, o que lhe dará maior saciedade e irá contribuir para um melhor funcionamento de seu metabolismo. Mastigue bastante e não tenha pressa para engolir. A velocidade com que comemos manda certa quantidade de ar junto com o alimento, o que pode acarretar também no aparecimento da barriguinha.

5) Acrescente mais fibras no prato. Elas colaboram com a digestão e mantêm sua saciedade e níveis glicêmicos por mais tempo. As verduras e alimentos integrais favorecem o bom funcionamento do intestino. Elas podem ser encontradas nas frutas, hortaliças, granola, aveia, linhaça, entre outros. Mas não exagere na quantidade, pois podem causar inchaço pela produção de gases e aumento do bolo fecal. Quanto mais fibras, mais água você terá de beber para não ter esse efeito.

6) Beba bastante água: 30 a 40 minutos antes e depois das refeições. O mínimo de água exigido pelo corpo é de dois litros por dia. Poupe tomar bebidas gaseificadas, elas dilatam a barriga e ainda contribuem para a retenção de líquidos, causando inchaço, devido a grande quantidade de sódio em suas fórmulas.

7) Não consuma alimentos muito salgados, eles provocam retenção de líquido que dão a sensação de barriga inchada. Fique atenta aos molhos prontos para temperar saladas, sopas de saquinho, refrigerantes, azeitonas e condimentos na comida.

8) Faça exercícios. A corrida é uma ótima aliada no quesito perder circunferência. Ele tonifica os músculos do corpo, libera o stress e aumenta a circulação sanguínea.

9) Invista nos chás. Alguns deles ajudam na digestão e possuem efeito diurético. Beba pelo menos de três a quatro xícaras por dia. Prefira tomá-los sem açúcar. O chá-verde acelera o metabolismo e ainda auxilia a queima de gordura.

10) Durma em média seis a oito horas por noite. Ter um bom descanso é essencial para manter a saúde. Se o corpo não tem uma pausa, acaba solicitando mais alimentos para se manter bem. O apetite aumenta juntamente com a ansiedade e acaba criando a necessidade de comidas mais gordurosas.

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