Recém-nascidos26/04/2012 | 06h43

Mês a mês: as conquistas do seu bebê

Veja como estimular seu filho para que desenvolva todas as suas habilidades

Enviar para um amigo
Mês a mês: as conquistas do seu bebê Stock Images/Stock Images
Foto: Stock Images / Stock Images

Os pais não gostam de perder nenhuma grande conquista do seu bebê. A cada mês após o nascimento ele vai aprendendo novas formas de se comunicar e desenvolvendo melhor seus sentidos. Veja o que você pode esperar do seu pequenos a cada mês de vida.

1 mês - fique pertinho do seu bebê. Nesta idade ele enxerga melhor o que está a poucos centímetros dele.

2 meses - ajude seu bebê a desenvolver movimentos. Cante músicas, pegue suas mãos e bata no ritmo. Com o passar do tempo ele tentará imitar sozinho.

3 meses - o bebê começa a brincar com as mãos. Ofereça brinquedos coloridos e brinque com ele em frente a espelhos.

4 meses - as emoções começam a se manifestar melhor. Seu bebê irá sorrir quando ver seu brinquedo preferido.

5 meses - é a fase do desenvolvimento da linguagem oral. Ele tentará balbuciar e por isso é interessante ler para o bebê e dizer o nome de objetos ao apontar para eles.

6 meses - o bebê começará a se movimentar. Coloque-o de barriga para o chão e posicione um brinquedo à frente dele. O bebê tentará pegá-lo.

7 meses - a motricidade fina fica melhor nesta idade, por isso dê brinquedos menores, mas seguros, para estimular que ele aperte e troque de mãos.

8 meses - é hora de incentivar o senso de espaço. Dê brinquedos que encaixem um dentro do outro para que o bebê se acostume aos conceitos de maior e menor.

9 meses - nesta fase os bebês se interessam por coisas penduradas, em alto relevo ou que se mexem. Ele provavelmente vai querer abrir e fechar a mesma coisa várias vezes.

10 meses - aos 10 meses os bebês adoram brincar de coisas escondidas. Esconda e mostre várias vezes para que ele aprenda que algo não foi embora apenas porque está escondido.

11 meses - fale com seu bebê, conte o que está fazendo, faça perguntas e gestos. Ele aprende mais com os pais do que com DVDs e shows de tevê.

12 meses - o primeiro ano de vida do bebê costuma ser um marco para os pais, que analisam o quanto ele já evoluiu até a data. Alguns falam e andam mais cedo, outros mais tarde. Não há uma regra fixa sobre isso, portanto se acreditar que seu bebê está atrasado em alguma fase, leve-o ao pediatra para tirar dúvidas.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseRT @OpiniaoDC: Editorial defende a Copa, mas pede acerto de contas depois. Você concorda? http://t.co/wEzV3M85Vxhá 2 horas Retweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseCom lesão leve, Cleber Santana deve se recuperar para defender o Avaí na próxima rodada http://t.co/EVHmP8wtI1há 3 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros