Nova chance17/10/2013 | 22h35

Debate sobre emancipação volta à pauta no Sul de Santa Catarina

Distrito de Rio Maina, pertencente a Criciúma, é o único do Estado com projeto na Assembleia que atende às exigências para virar município

Enviar para um amigo
Debate sobre emancipação volta à pauta no Sul de Santa Catarina rio maina,cidade,distrito,criciúma,emancipação/Agencia RBS
De acordo com dados do último Censo, Rio Maina é formado por 43 bairros e possui 56 mil habitantes Foto: rio maina,cidade,distrito,criciúma,emancipação / Agencia RBS

Com a nova regulamentação para a criação de municípios aprovada pelo Senado e que depende agora da assinatura da presidente Dilma Rousseff, Santa Catarina tem apenas um distrito que pode virar cidade entre aqueles que têm pedidos para se emancipar na Assembleia Legislativa catarinense. É o distrito de Rio Maina, em Criciúma, com 56 mil habitantes de acordo com o Censo de 2010.

As lideranças locais se movimentam para reviver o que já foi um sonho da região que ficou adormecido quase 20 anos.

— Ficou parado porque acabou a esperança. Como reabriu essa esperança tem muito pessoal que era contra e hoje é a favor — diz o presidente da Associação de Moradores do Rio Maina Centro, Jair Adão.

Os representantes das associações dos 43 bairros do distrito ainda estariam divididos sobre a questão. Mas a tendência é pela emancipação de acordo com o presidente da associação de moradores.

— O pessoal está em cima do muro. Estão esperando para ver os prós e os contras — afirma.

A principal dúvida das lideranças comunitárias estaria na questão da viabilidade economica de transformar o distrito em município. Esse tema está sendo tratado pela comissão de emancipação, comandada pelo empresário Estevão Pierini, envolvido na causa há 22 anos.

— Acho que o Rio Maina tem que lutar em busca do que ele merece. É comprovado que todos os municípios que se emanciparam melhoraram a qualidade de vida. Principalmente do idoso, da criança, da segurança, da saúde — aponta Pierini.

O filho de Pierini, Marcelo é administrador e participante ativo na luta pela emancipação do distrito. É ele quem levanta dados para o pai e movimenta as redes sociais da comissão.

— Com a nossa análise, baseada na nova lei, os dois municípios só tendem a ganhar. Com uma administração menor, para cuidar de um município menor, a atenção do poder público vai se voltar para o que, entre aspas, sobrou. A administração estará mais próxima dos problemas — reflete Marcelo.

Se alcançar a emancipação, Rio Maina nasce como o 24º município de Santa Catarina em população.

A reportagem fez contato com a assessoria do prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo (PP), que estava em viagem a Brasília nesta quinta-feira e não atendeu às ligações. Na última semana, Búrigo evitou o assunto na imprensa local.

Notícias Relacionadas

Emancipação  16/10/2013 | 19h10

Senado aprova projeto que estabelece novas regras para criação de municípios

Proposta abre brecha para surgimento de 180 cidades, com gastos extras estimados em R$ 9 bilhões

Separações 14/06/2013 | 08h21

Projeto aprovado na Câmara reduz chances de novos municípios em SC

Dos seis distritos que estão na fila, apenas um preencheria requisitos básicos

Comentar esta matéria Comentários (3)

Gilmar

Barbaridade, seria mais uma maquina administrativa onerosa ao calejado trabalhador que paga seus impostos, com uma penca de políticos pendurados.

18/10/2013 | 10h57 Denunciar

Ricardo

Solução inteligente!Emancipamos tb a grande Próspera e Quarta Linha. Ficamos com a Praça Nereu Ramos e o Heriberto Hülse afinal estamos na série A... Enquanto o Norte e Vale do Itajaí unem forças e conseguem grandes investimentos, os nobres daqui preocupam-se apenas com seus feudos...

18/10/2013 | 08h49 Denunciar

Gilmar

Ha de ser bem analisados os prós e os contras, porque a primeira vista nos parece um custo muito elevado ao erário e ao contribuinte em criar e manter mais uma estrutura onerosa e pesada, como a existente hoje em outros municípios, para ter uma prestação de serviço igual a já existente.

18/10/2013 | 01h11 Denunciar

Siga Política DC no Twitter

  • politicaDC

    politicaDC

    políticaDCRelatório com possíveis crimes cometidos pela ocupação Amarildo será entregue essa semana http://t.co/JojwUOYiR4 #políticaDChá 20 horas Retweet
  • politicaDC

    politicaDC

    políticaDCPresidente Dilma sanciona Marco Civil da Internet. http://t.co/KjmMvMGHZW Foto: http://t.co/o1ujOoY4Pwhá 22 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros