Opinião do leitor23/10/2013 | 20h55

Embaixador israelense no Brasil fala sobre parcerias na área da aquicultura

Em artigo, Rafael Eldad destaca a importância da pesca na economia de Santa Catarina

Enviar para um amigo
"A pesca desempenha importante papel na economia de Santa Catarina. O Estado é um dos maiores produtores de pescado e crustáceos do Brasil. Israel é referência mundial em aquicultura — o cultivo de pescado, uma das indústrias que mais crescem no mundo, a uma média de 8% ao ano na última década. Possuímos interesses mútuos e complementares.

Os produtores brasileiros podem se beneficiar de forma imediata dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos em Israel, como a tecnologia de tilápias geneticamente melhoradas, por exemplo. As capacidades complementares de Brasil e Israel em pesca e aquicultura podem ser proveitosas aos dois países. São importantes na gestão de recursos aquáticos, na variedade de espécies, na reprodução de peixes e tecnologias de piscicultura e conhecimento científico.

Com 13% da água doce e um extenso litoral, o Brasil tem potencial para se tornar um importante produtor de pescado. Israel, embora territorialmente pequeno e parcialmente desértico, detém tecnologias em irrigação e aquicultura ambientalmente sustentáveis reconhecidas mundialmente. Os dois países se comprometeram a uma cooperação nos setores público e privado. Inicialmente incluirá temas científicos, sociais e comerciais. Também estão previstas ações que incluam o desenvolvimento de produtos conjuntos, intercâmbio de especialistas e pesquisadores, a troca de tecnologias e know-how.

Por meio da união de esforços e o reforço da cooperação bilateral, Brasil e Israel podem contribuir para suprir os desafios da segurança alimentar e nutricional e influenciar a qualidade dos alimentos consumidos no mundo. Levando em conta a amizade e a cooperação entre os dois países, podemos e desejamos fazer parte da trajetória brasileira no setor."

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseAudiência entre MP e trabalhadores do transporte coletivo nesta quinta-feira tenta resolver impasse. http://t.co/W71yqSgBYahá 23 minutosRetweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseRT @esportesdc: Confira quando o JEC pode confirmar matematicamente o acesso à Série A: http://t.co/pP1451rCoAhá 48 minutosRetweet
Diário Catarinense
Busca
clicRBS
Nova busca - outros