Morte na madrugada21/08/2012 | 06h08

Imagens esclarecem ação durante assalto em posto de combustíveis em Florianópolis

PM se baseia em gravação para contrapor suspeitas da família de que rapaz teria sido executado

Enviar para um amigo
Imagens esclarecem ação durante assalto em posto de combustíveis em Florianópolis Reprodução/Reprodução
As filmagens registram a dupla chegando de moto, por volta de 2h, o assalto, a abordagem policial e os disparos Foto: Reprodução / Reprodução

A gravação com ameaças no telefone celular de um adolescente morto em confronto com a Polícia Militar, na madrugada de domingo, é visto como um indício da periculosidade desses jovens. O aparelho foi encontrado perto do corpo de Eduardo Ferreira da Luz, 16 anos, com um recado de vingança.

A voz do homem questiona a morte do rapaz, a quem chama de "camarada", e ameaça: "Nós vamos matar tu e tua família toda".

A família do rapaz morto suspeita de execução, pois um dos tiros teria acertado as costas de Eduardo.

O comando-geral da PM emitiu, nesta segunda-feira nota oficial questionando a matéria da edição de segunda-feira do DC. A corporação afirma que a conduta dos PMs, em tese, foi baseada na técnica policial e destaca a rapidez do atendimento à ocorrência. A nota ressalta que Eduardo tinha 15 passagens criminais e teria atirado nos PMs. A polícia também questiona a imparcialidade da reportagem, que ouviu a versão da família do rapaz. Procurada no domingo, a Comunicação Social da PM marcou para segunda sua manifestação.

A ação da PM foi rápida. Os policiais faziam ronda no Bairro Santa Mônica quando foram alertados do assalto ao posto de combustível na Avenida Madre Benvenuta.

Nesta segunda, enquanto o corpo do adolescente que tinha passagens por tráfico de drogas, assaltos e roubos era enterrado, polícia e funcionários do posto divulgaram o áudio no celular e imagens do assalto, cedidas ao DC pela RBS TV.

As filmagens registram a dupla chegando de moto, por volta de 2h, o assalto, a abordagem policial e os disparos. A imagem mostra Eduardo armado. Após renderem e roubarem funcionários e clientes, eles deixam a loja. Quando percebem a chegada da PM, ficam nervosos, deixam a moto cair e correm. Um deles fica para trás.

Um PM atira para cima, e o outro segue até a loja. Um policial vai atrás do assaltante, que coloca a mão na cintura para pegar a arma. Atingido, ele cai, mas a câmera não mostra.

A informação do boletim de ocorrência da 5ª DP, de que seriam cinco ladrões, foi descartada pela polícia. Jonatan Leandro Ventura, 18 anos, suspeito de participação, está preso.

A família de Eduardo ainda espera o laudo do Instituto Geral de Perícias, que deve esclarecer as circunstâncias da morte. O pai dele, José Maria Ferreira da Luz, tem a certidão de liberação do corpo, que atesta a morte por disparo de arma de fogo no tórax.

Notícias Relacionadas

Perseguição e tiroteio 20/08/2012 | 17h51

Divulgadas imagens de assalto que acabou em morte em posto de gasolina de Florianópolis

Um dos assaltantes, um rapaz de 16 anos, levou um tiro e morreu

Perseguição e tiroteio 20/08/2012 | 15h32

ÁUDIO: polícia é ameaçada por comparsa de assaltante morto em Florianópolis

Suposto amigo do jovem de 16 anos morto em ação policial ligou para a polícia e fez ameaças

Assalto 19/08/2012 | 09h15

Jovem morre e outro é preso após assalto a posto em Florianópolis

A dupla trocou tiros com a polícia em perseguição na Avenida Madre Benvenuta

Comentar esta matéria Comentários (13)

Joziane C S Peixoto

Parabéns a Policia pela ação rápida.Pena q prenderam um inocente e o verdadeiro marginal está solto e assim vai permanecer por ser de menor.0 rapaz q foi preso teve a moto roubada de uma festa, portanto ele é INOCENTE, e apesar de todas as provas apresentadas a favor dele, continua preso...

21/08/2012 | 23h08 Denunciar

Otravecão

Não entendo! Com tanta ilha nesse marzão de Deus, como é que ninguém teve ainda a ideia de fazer um cadeião numa delas? Joga essa bandidagem lá! E se quiserem comer, vão plantar, pescar, sei lá! Ah, já sei! É que bandido também dá lucro. kkkkkkkk

21/08/2012 | 21h07 Denunciar

SchPereira

Esta é a matéria que deveria ter sido publicada ontem. Informações imparciais e sem julgamento.

21/08/2012 | 17h00 Denunciar

Diogo

O Carlos Augusto disse tudo ai em baixo: "...É essa polícia que todo povo quer". Os policiais são novos e mostraram o que podemos esperar dos novos policiais! Parabens PM!

21/08/2012 | 16h42 Denunciar

Sander silva

Coitadinho do tio DUDU,15 passagens,e a familia insiste em dizer que foi executado. Porque não cuidaram desse delinquente enquando tinha tempo, se estivesse vivo poderia acabar com a vida de um trabalhador nesses seus assaltos.

21/08/2012 | 12h24 Denunciar

Juliana

Ah, por favor... Ta na cara que é marginal, com mais de 10 passagens não é marginal?? Parabéns aos policiais por tirarem mais um bandido da rua!

21/08/2012 | 11h26 Denunciar

Therezinha

Quem devia ser processado também, por negligência, é o pai deste menor que em seus 16 anos de vida:teve 15 passagens pela polícia, largou a escola na 6ªsérie ( e ficou por isso mesmo!), agora ele exibe como "troféu" um laudo do IML que, ele mesmo, ajudou a ser obtido. E depois a culpa é da polícia!

21/08/2012 | 11h18 Denunciar

Luis

O POVO BRASILEIRO DEVE DEFENDER OS POLICIAIS, PARA TERMOS UMA SOCIEDADE DECENTE. CRIMINOSO NÃO VAI NUNCA SER SOCIALIZADO. ELES TERÃO QUE DEIXAR A SOCIEDADE, ETERNAMENTE.

21/08/2012 | 09h33 Denunciar

José

O DC pisou na bola ao fazer aquela reportagem. Por em dúvida a ação da polícia quando temos imagem desses bandidos com armas na mão assaltando e provacando pânico à população? Afinal, o que poderíamos esperar de um menor com 15 passagens? Ele só não matou porque lá no posto ninguém reagiu....

21/08/2012 | 09h02 Denunciar

IVY

E agora RBS? Vamos começar a redigir matérias dignas e parar com essas notícias tendenciosas? Defender bandido é só o que me faltava!! E aquela jornalista que escreveu a matéria sobre o pobrezinho do garoto devia trocar de profissão!

21/08/2012 | 08h58 Denunciar

Wagner Bona

Parabens aos policiais e a PM, são açoes assim que esperamos e que trazem resultados à nossa segurança, pois lugar de bandido não é na cadeia dando despesa, mas sim a "sete palmos" onde não incomoda nem ameaça mais ninguem!!

21/08/2012 | 08h26 Denunciar

anolina maurina da luz

Parabens a nossa policia,infelizmente muitos pais nao educam seus filhos e tem que pagar com a morte,desses jovens!!

21/08/2012 | 08h25 Denunciar

Carlos Augusto

È essa polcia que todo povo quer.Atuante,repressão, em cima, eliminando tudo que for desgraça para a população que não aguenta mais essa escória do povo.Comandante tem q ser assim.Não leu o pau comeu.As leis estão ai.Cumpra-se.Foi dado o alerta para parar.Não parou.Bala neles.Tem q ser assim mesmo.

21/08/2012 | 08h15 Denunciar

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseMotorista embriagado atropela quatro bombeiros que atendiam acidente na BR-470 em Indaial http://t.co/XxYoV1hjPohá 7 horas Retweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinensePolícia apreende ao menos 103 kg de maconha em rodovias federais de SC no fim de semana http://t.co/39iE5sQifQhá 9 horas Retweet
Diário Catarinense
Busca
clicRBS
Nova busca - outros