Tráfico em Jurerê Internacional01/03/2012 | 15h07Atualizada em 27/11/2013 | 15h47

Homem apontado pela polícia como fornecedor de drogas é absolvido pela Justiça por falta de provas

Juíza chegou a colocar em xeque depoimentos de PMs envolvidos na prisão

Enviar para um amigo
Homem apontado pela polícia como fornecedor de drogas é absolvido pela Justiça por falta de provas Deic/Divulgação
Lindomar dos Santos foi preso em Jurerê Internacional Foto: Deic / Divulgação

Por falta de provas, a Justiça absolveu Lindomar dos Santos, 36 anos, preso no ano passado sob acusação de tráfico e associação para o tráfico. A informação sobre a absolvição foi comunicada ao DC no dia 23 de novembro de 2013, em e-mail enviado pelo próprio Santos.

Na decisão, proferida em 14 de agosto de 2012, a juíza Denise Helena de Oliveira ressaltou que uma suposta mensagem combinando entrega de drogas, como apontava a investigação policial realizada à época, não foi comprovada. Além disso, conforme a sentença, Santos também não foi preso com qualquer substância ilegal.

A juíza chegou a colocar sob suspeita os depoimentos dos policiais militares envolvidos na prisão, realizada em 1º de março de 2012, em Jurerê Internacional, Florianópolis. Para a magistrada, as informações prestadas por eles "não se apresentam totalmente em consonância com a realidade demonstrada no contexto".

Segundo reflexão da magistrada, embora suspeito, Santos não foi flagrado com entorpecentes e ainda que os policiais tenham afirmado que ele havia jogado fora um pacote com drogas, a acusação era duvidosa, levando-se em conta que nenhuma mensagem indicativa do envolvimento dele com o tráfico foi detectada pela perícia procedida em seus aparelhos celulares para confirmar o argumento da polícia.

Também foi destacado na conclusão do processo que Valcir Gilmar de Moura, detido por tráfico dias antes no mesmo bairro e apontado pela polícia como comparsa do absolvido, não incluiu o nome de Santos em seu depoimento inicial e só acusou o então réu na segunda fase do processo."O próprio Valcir, enfatizou diversas vezes não ter recebido nenhuma mensagem de Lindomar. E, embora Lindomar tenha mencionado que se dirigira ao apartamento de Valcir em razão de um cheque, isso não o incrimina, pois nada tem a ver com os fatos narrados na denúncia. Portanto, se não houve mensagem de celular envolvendo Lindomar com o tráfico, e se a polícia recebeu uma denúncia anônima indicando tão somente a pessoa de Valcir como traficante, não há como condenar o acusado Lindomar pelo comércio ilícito lhe imputado com amparo na alegação", escreveu a juíza.

::: Veja a íntegra da sentença

Lindomar dos Santos, apontado pela polícia como fornecedor do traficante que foi preso em Jurerê Internacional, foi preso por agentes da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil depois que eles passaram a monitorar a residência de Valcir Gilmar Moura.

Santos foi preso no momento em que chegava na casa de Moura para supostamente repassar drogas. Ele teria tentado se desfazer do material, resistindo à prisão. Segundo a polícia, foram apreendidos com ele 50 gramas de cocaína e cerca de 2 mil reais em dinheiro.

Luxo

Valcir Gilmar de Moura, de 36 anos, foi preso nesta quarta-feira em Jurerê Internacional, no Norte da Ilha. Depois de duas semanas de investigação da Deic. Ele foi preso quando iria fazer uma entrega de 80 gramas de cocaína com valor de 5 mil reais.

Segundo o Deic, Valcir tinha um esquema de luxo de venda de drogas, que contava com telentrega, droga com qualidade acima do comum e muitos clientes fixos. Além de entregar na residência dos clientes ele vendia drogas em casas noturnas.

Foram apreendidos 100 gramas de cocaína, quatro celulares, R$ 1.104,00 em dinheiro e uma balança de precisão. Após as prisões, os dois foram levados a Deic.

Notícias Relacionadas

Diferenciado 29/02/2012 | 12h54

Preso traficante de drogas que tinha esquema de venda de luxo em Jurerê Internacional

Drogas eram vendidas por tele-entrega e a cocaína era mais pura que a comum

Porte ilegal 28/02/2012 | 06h38

Adolescente é apreendido com revólver no Chico Mendes, em Florianópolis

Jovem teria envolvimento com tráfico de drogas, segundo a PM

Violência 27/02/2012 | 20h38

Homem é morto com dois tiros em estacionamento de boate em Jaraguá do Sul

Suspeito foi preso na tarde desta segunda-feira

27/02/2012 | 19h10

Traficantes escondem drogas em casas interditadas no Morro da Mariquinha, em Florianópolis

Polícia Civil apreendeu cocaína e pistola Glock utilizada pela Polícia Federal

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseTerça-feira é de aumento de nuvens e risco de temporais em Santa Catarina. http://t.co/oLpd8205Qg http://t.co/DUiH6BGDD9há 21 minutosRetweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseBom dia! Confira a capa do DC desta terça-feira, 2 de setembro: http://t.co/3G4oiEnf0ohá 33 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros