Versão mobile

Lua cheia mais perto04/05/2012 | 09h25

Saiba onde acompanhar a Superlua na noite deste sábado em Santa Catarina

Lua deve ficar a aproximadamente 357 mil Km da Terra

Enviar para um amigo
Saiba onde acompanhar a Superlua na noite deste sábado em Santa Catarina Reprodução youtube.com/
A aproximação da Lua em relação a Terra é um fenômeno que ocorre todos os meses Foto: Reprodução youtube.com

 A aproximação da Lua em relação a Terra chegará a uma distância perto da mínima neste sábado. O movimento deve produzir um visual romântico e iluminado em Santa Catarina.

O fenômeno chamado de Perigeu ocorre quando o satélite natural chega mais perto da Terra e é registrado mensalmente. Neste fim de semana, será combinado com a mudança de fase da lua, que passa de crescente para cheia.

Segundo o anuário utilizado pela equipe do Planetário da Universidade Federal de SC (UFSC), o momento mais próximo entre a Lua e a Terra será à 0h35min.

De acordo com a coordenadora do Planetário, Edna Maria Esteves da Silva, os melhores locais para assistir variam de acordo com o horário.

— No anoitecer, os melhores pontos são os que ficam com o leste visível. Próximo à meia-noite, qualquer ponto com o céu aberto serve e para as primeiras horas do amanhecer, o mais indicado são os lugares em que o oeste esteja visível.

A distância mais próxima entre a Lua e a Terra registrada é de 356.375 Km, segundo ela. Desta vez, a previsão é que o satélite fique a 356.955 Km da Terrra. O Apogeu, que ocorre quando a Lua se afasta, pode chegar a 406.720 Km da Terra.

— A Lua deve ficar destacada, mas não chega a ser algo semelhante a registrada em março de 2011 — adverte Edna.

Apesar do alerta, não custa parar alguns minutos e contemplar o satélite no céu. Pontos altos e com pouca iluminação artificial devem ser os melhores, segundo a coordenadora. No Litoral, a preferência deve ser pelas primeiras horas do anoitecer e 0h de domingo.

Em Florianópolis, os lugares com visual aberto para contemplar a chamada Superlua são:

Ao anoitecer: Praia de Ingleses, Barra da Lagoa e Campeche, na Ilha de SC; Parque de Coqueiros e Avenida Beira-Mar Continental, no Continente.

Próximo da meia-noite: Mirante da Lagoa da Conceição e Avenida Beira-Mar Norte.

Após a meia-noite: Avenida Beira-Mar Norte, Mirante da Lagoa da Conceição, Via Expressa Sul.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseAgressões a surfista no Campeche reacendem debate sobre localismo no surfe catarinense http://t.co/EBlFwpuOEJhá 7 horas Retweet
  • dconline

    dconline

    Diário Catarinense1º Feirão de Empregos de Blumenau resultou em 119 contratações http://t.co/4PUebF56RYhá 8 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros