Versão mobile

08/07/2011 | 18h18

Turismo e especulação imobiliária em Florianópolis são destaque no New York Times

Reportagem omite, no entanto, problemas no transporte público e nega existência de favelas

Enviar para um amigo
Turismo e especulação imobiliária em Florianópolis são destaque no New York Times Guto Kuerten/
O alemão Uwe Lebelt , de Berlim, descansando em Florianópolis Foto: Guto Kuerten
O jornal norte-americano New York Times publicou reportagem ressaltando as oportunidades imobiliárias e turísticas em Florianópolis. O texto diz que Florianópolis sempre foi destino de quem procura qualidade de vida e, agora, é também local para ótimos negócios imobiliários. Para o NYT, o fenômeno é explicado pelas belezas naturais da cidade e também pela estabilidade econômica pela qual passa o Brasil.

Apesar de deixar claro que ainda são necessárias melhorias em infraestrutura para que Florianópolis receba mais moradores e turistas, o jornalista Nick Foster diz que a cidade não tem favelas e que o transporte público é confiável. Além disso, tece elogios às estradas catarinenses.

Quanto ao turismo, as belezas naturais e a cultura açoriana são os pontos fortes destacados pelo jornal. Entre as praias, Jurerê Internacional é mencionada pelo alto padrão econômico.

Procurado pela reportagem do Diário Catarinense, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Júnior, diz que o número de turistas americanos aumenta a cada ano e que Santa Catarina vê grande potencial nesse público.

— Eles se interessam muito pelo turismo de aventura e nos eventos culturais — ressalta o secretário.

Para Cesar Souza, um dos problemas hoje é a política da reciprocidade adotada pelo Brasil. Neste sistema, o Brasil exige dos visitantes o mesmo que é cobrado dos brasileiros no outro país.

— Esse sistema freia o turismo. Os americanos têm problemas de segurança lá. Nós não precisamos adotar as mesmas medidas. É um fator que atrapalha.

O secretário comentou ainda que foi procurado por um canal de televisão da França e da Espanha para falar sobre Florianópolis. Na opinião de Cesar Souza, essa repercussão na imprensa se deve a alguns eventos sediados pelo Estado como o WCT, campeonato de surfe, e o GLTA, maior evento de gays do mundo que vai acontecer na Ilha no ano que vem.

Esta não é a primeira vez que Florianópolis ganha as manchetes internacionais. Em 2009, o próprio NYT elegeu Florianópolis como um dos principais destinos turísticos do mundo. Em maio deste ano, a BBC publicou um vídeo mostrando como a cidade cresceu mesmo com a crise econômica mundial.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário Catarinense#Eleições2014 #EleiçõesDC Lideranças catarinenses divididas entre Dilma Rousseff e Aécio Neves. http://t.co/JayIYe0rdghá 8 horas Retweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseVÍDEO: as imagens do veículo pegando fogo no bairro Saco Grande, na Capital. http://t.co/tUhdfOcFeFhá 9 horas Retweet
Diário Catarinense
Busca
clicRBS
Nova busca - outros