Versão mobile

12/08/2010 | 18h10

Projeto Lontra Brasil em Santa Catarina recebe reconhecimento nacional

Apoio financeiro amplia trabalho de busca, salvamento e recuperação de animais em extinção

Enviar para um amigo
Projeto Lontra Brasil em Santa Catarina recebe reconhecimento nacional Divulgação/
Lontras são recuperadas por um veterinário e depois liberadas para o ambiente selvagem o mais rápido possível. Clique e veja a galeria de fotosgaleria de fotos
Um refúgio no Sul da Ilha de Santa Catarina passou a ter reconhecimento nacional e apoio financeiro para ampliar o trabalho de busca, salvamento e recuperação de animais ameaçados de extinção. O foco especial do Instituto Ekko Brasil são as lontras.

O trabalho do Projeto Lontra Brasil é desenvolvido no Parque Estadual da Lagoa do Peri. No local, uma equipe de 11 pessoas, entre oceanógrafos, biólogos, educadores ambientais, sociólogos, jornalistas e engenheiro de aquicultura, cuidam dos animais.

Segundo o criador do Projeto Lontra Brasil, Odemar Carvalho Júnior, as lontras adultas que são encaminhadas para o parque pela Polícia Ambiental ou pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) são recuperadas por um veterinário e depois liberadas para o ambiente selvagem o mais rápido possível.

O projeto

O principal objetivo do projeto é contribuir com o conhecimento e conservação da lontra brasileira (Lontra longicaudis). Nele, são desenvolvidos trabalhos de campo, de pesquisa, educação ambiental e manutenção dos animais em cativeiro. O projeto combina trabalhos de pesquisa com trabalhos sociais e envolve comunidades que vivem no entorno do parque, no Sul da Ilha.

A Petrobras passou a patrocinar o projeto há pouco mais de um ano, através do Programa Petrobras Ambiental.

A base principal do apoio é em Florianópolis, mas inclui ações em outros municípios catarinense, como Águas Mornas, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Antonio Carlos, Biguaçu, Canelinha, Garopaba, Governador Celso Ramos, Leoberto Leal, Major Gercino, Nova Trento, Palhoça, Paulo Lopes, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São José, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Confira as imagens da lontra na reportagem da RBS TV:

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseBom dia! Confira a capa do DC desta quarta-feira, 27 de agosto: http://t.co/GKLjkFyOF7há 16 minutosRetweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseFrio volta e temperaturas despencam em SC nesta quarta-feira http://t.co/WrbyWFqkYJhá 10 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros