Versão mobile

20/08/2010 | 14h31

Pinguins reabilitados pela Polícia Ambiental são soltos no mar em Florianópolis

Animais devem seguir viagem rumo à Patagônia

Enviar para um amigo
Pinguins reabilitados pela Polícia Ambiental são soltos no mar em Florianópolis Hermínio Nunes/
Eles foram soltos perto da Ilha do Xavier, em frente à Praia Mole, em Florianópolis Foto: Hermínio Nunes

Doze pinguins reabilitados pela Polícia Ambiental foram soltos na manhã desta sexta-feira perto da Ilha do Xavier, em frente à Praia Mole, em Florianópolis. Os animais devem seguir viagem para a Patagônia.

As aves, da espécie pinguim-de-magalhães, foram resgatadas em praias da Costa catarinense nos últimos meses debilitadas e com hipotermia. Empurrados por correntes marítimas, os animais, originários da Patagônia, no Sul da Argentina, acabam sendo levados para o Litoral Sul do país.

Segundo Cleber Machado, da Polícia Ambiental, alguns se perdem do bando, geralmente os mais jovens, e ficam fracos por conta da dificuldade de conseguir alimentos sozinhos.

Os animais foram encaminhados para tratamento no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no bairro Rio Vermelho, onde foram hidratados por meio de sondas e alimentados até chegar ao peso ideal.

No período em que estiveram sob cuidados da Polícia Ambiental, foram mantidos numa piscina e acompanhados por veterinários. Segundo os especialistas, os animais tinham a capacidade de impermeabilidade das penas prejudicada e receberam tratamento para recuperá-la.

Quando saudável, as penas do pinguim funcionam como isolante térmico, mantendo a temperatura do corpo e impedindo que a água gelada chegue até a pele do animal.

Notícias Relacionadas

20/07/2010 | 11h26

Polícia Ambiental investiga a morte de pelo menos 80 pinguins em Florianópolis

Aves foram encontradas em estado de decomposição

06/07/2010 | 14h25

Polícia Ambiental recolhe pinguins na praia de Canasvieiras em Florianópolis

Aves receberão cuidados no Parque do Rio Vermelho

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseRevelação de Armandinho traz à tona a discussão sobre a dependência do álcool e o tratamento da doença http://t.co/6MqcSXzkEDhá 8 horas Retweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseMais de 500 maricultores são atingidos por proibição de venda de ostras e mexilhões em Santa Catarina http://t.co/7Vn2yU0iyWhá 9 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros