Versão mobile

14/03/2008 | 17h14

Dono da Havan condenado por crime financeiro e lavagem de dinheiro

Pena é de 13 anos de prisão e multa de 3 mil salários mínimos

Enviar para um amigo
A Justiça Federal condenou o empresário Luciano Hang, proprietário das lojas Havan, a 13 anos, nove meses e 12 dias de reclusão e ao pagamento de uma multa de R$ 1,245 milhão por crimes contra o sistema financeiro nacional e de lavagem de dinheiro.

O empresário pode apelar em liberdade ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre. A sentença é da Vara Federal Criminal de Florianópolis e foi enviada nesta sexta-feira ao Ministério Público Federal (MPF), autor da denúncia.

De acordo com a denúncia do MPF, o empresário teria mantido depósitos no exterior sem declaração aos órgãos de fiscalização nacionais. Os depósitos teriam sido feitos em nome de empresas que, segundo a Receita Federal, pertenceriam à Havan, além de outros em nome próprio.

Ele teria tido a colaboração de outros dois funcionários, um que autorizava os depósitos, José Luiz Paza, e outro que os efetuava, Nilton Hang. Ambos também foram condenados, mas têm direito de apelar em liberdade.

Luciano Hang e José Luiz Paza não poderão exercer função pública pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade. A condenação também se refere à lavagem de dinheiro, por ocultação de valores supostamente obtidos mediante condutas ilícitas.

O advogado do empresário, Marcos Grützmacher, disse que não tinha conhecimento da sentença e não quis se manifestar. A advogada Regiane Moresco, que defende o empresário Luciano Hang, e os funcionários Nilton Hang e José Luiz Paza, não quis comentar a decisão de primeira instância.

DIARIO.COM.BR E JORNAL DE SANTA CATARINA

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinensePaul McCartney divulga música em parceria com ex-baterista do Led Zeppelin. http://t.co/8O2EDsHrhU http://t.co/QhOBEMjbAphá 1 horaRetweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseMenina de 13 anos sonha em ser a 1ª pessoa a pisar em Marte - e já começou a batalhar por isso http://t.co/GYMXGT0hyy http://t.co/XlVMdDs8ojhá 1 horaRetweet
Diário Catarinense
Busca
clicRBS
Nova busca - outros