Versão mobile

Viver SC27/07/2013 | 16h29

Educação é orgulho dos moradores de Lindóia do Sul, no Oeste de SC

Município ocupa terceiro lugar no índice do Ideb das séries iniciais

Educação é orgulho dos moradores de Lindóia do Sul, no Oeste de SC Arquivo prefeitura/Divulgação
Foto: Arquivo prefeitura / Divulgação
Márcio Luiz Vivian

professor

Desde o primórdio o nome Pau Seco à Lindóia e depois Lindóia do Sul, este pequeno, porém belo município situado entre vales e montes, tem evoluído de um princípio de dependência, até sua emancipação em 1990.

Os anos são poucos, mas há muito a ser dito. Lindoia dos Caiangangues, da agricultura primitiva, dos caboclos, dos imigrantes italianos, do destaque da agricultura familiar, da localização geográfica e do meio natural privilegiado, da alegria e da educação do povo!

Passado o processo emancipatório, iniciou- se um período de progressos, os quais se estenderam a todos os demais aspectos sociais. O agronegócio, que sempre foi um pilar desta sociedade, passou por vários processos e mudanças, vindo a desembocar em instalação de indústrias de processamento e fabricação, nos segmentos como frigoríficos, laticínios, madeireiras, ervateiras, moveleiras, panificadoras e pequenas agroindústrias familiares.

A educação sofreu um processo avantajado de mudanças, vindo a conquistar o terceiro lugar no índice do Ideb das séries iniciais.

Destacamos aqui também a educação infantil e a creche. Este é o local onde vivemos e moramos e com certeza nos proporciona bem estar e alegria de aqui viver pelo que nos é apresentado e proporcionado.

Do mero “ Vales e Montes” habitados pelos nativos Kaigang com sua cultura e costumes, de seu início pouco desenvolvido a um local de total interação com o mundo e de vivência digna: é o que nos faz viver com prazer, orgulho e satisfação de fazer parte deste município.

"É encantadora por suas belezas cênicas e pelo dinamismo econômico dos trabalhadores". Pedro Ari Parizotto, Prefeito

População: 4622 habitantes
Localização: Oeste, a 42 km de Concórdia
Área: 189,57 quilômetros quadrados
Emancipação: 26/ 04/ 1989
Características: município essencialmente rural, com predomínio da agricultura familiar, população formada por descendentes de caboclos e de imigrantes italianos
Atrativos: turismo rural e ecológico, festas típicas e religiosas ● Particularidades: a cidade conquistou o terceiro lugar no índice do Ideb 2013 das séries iniciais
Curiosidades: há na região dois moinhos
Pontos turísticos: Parque São Cristóvão

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseInfográfico: entenda como ocorreu o assassinato que terminou em acidente na Via Expressa, em Florianópolis. http://t.co/sknCHI5o6Bhá 31 minutosRetweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinensePrefeitura de Jaraguá do Sul pede reintegração de casas invadidas de loteamento popular http://t.co/vEDU9jhPeehá 1 horaRetweet

Veja também

clicRBS
Nova busca - outros