Mobilidade urbana13/03/2012 | 11h58

Duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, em Florianópolis, sai da pauta da UFSC

Universidade Federal precisa ceder parte do seu terreno para que a via seja ampliada

Enviar para um amigo
Duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, em Florianópolis, sai da pauta da UFSC Flávio Neves/Agencia RBS
A obra, de um quilômetro, é considerada fundamental para a mobilidade da cidade Foto: Flávio Neves / Agencia RBS

Em reunião na manhã desta terça-feira, o Conselho Universitário da UFSC não aprovou a cessão de um terreno do campus à prefeitura de Florianópolis, para as obras de duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal. Em decorrência dos pareceres desfavoráveis à doação da área, o retiro Alvaro Prata avocou o processo, retirando o assunto da pauta.

A intenção é que um novo parecer sobre o caso seja submetido para votação nas próximas semanas. Os conselheiros pediram, na reunião de terça-feira, para que a prefeitura aprimore a proposta de duplicação, desenvolvendo estudos de impacto de solo e atendendo às solicitações da comunidade. Na opinião dos conselheiros, só aprimorando a proposta seria viável a doação do terreno.

A rua é um acesso importante à Universidade e um dos "gargalos" no trânsito na região. Atualmente, passam cerca de 37 mil veículos pela rua todos os dias. A duplicação é considerada fundamental para a mobilidade da cidade, mas será necessária a desapropriação de várias casas, prédios e uma parte do terreno da UFSC.

Desde 2003 o assunto vem sendo debatido, tendo já sido aprovado um projeto para a obra. Porém, a falta de um documento que provasse ter a UFSC repassado a área para a prefeitura executar a duplicação emperrou a questão. O projeto tem duas fases. A primeira trata da duplicação da via entre os trevos da UFSC (onde se localiza o Restaurante Dona Benta) e o da Eletrosul. A área entre o Armazém Vieira e a Eletrosul passaria por revitalização ao longo de 900 metros. O custo está estimado em R$ 6 milhões.

Irritado com os impasses burocráticos, o prefeito Dário Berger (PMDB) chegou a declarar que a obra dificilmente sairia na sua administração. Foi uma forma política de pressionar a universidade, instituição que pelo fluxo de pessoas que circulam na área tem responsabilidade sobre o trânsito engarrafado especialmente em horas de pico.

— A obra é fundamental para melhorar o trânsito na cidade, especialmente em um momento quando a cidade se prepara para o BRT (Trânsito Rápido de ônibus) ligando o Centro e aquela área da cidade — sugere João Batista, vice-prefeito e secretário de Transportes e Mobilidade de Florianópolis. A obra está no Plano Diretor e consta como uma das obras previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da prefeitura de Florianópolis para o Bairro Pantanal.

Ex-presidente do Conselho Comunitário do Pantanal (CCPan) por quatro vezes, o líder comunitário Romeu Franzoni Júnior acha que a UFSC tem obrigação de ceder a área:

— Um problema como o trânsito no Pantanal deve ser tratado com a seriedade proporcional ao tamanho dos engarrafamentos, e devemos buscar resolver a situação na velocidade inversamente proporcional à dos carros nos horários de alto movimento.

O reitor Álvaro Prata diz que o parecer da procuradoria da UFSC é favorável à cessão, mas o caso não chegou a avançar na última reunião do conselho porque a universidade estava em férias.


>> Confira a arte com as alterações

Notícias Relacionadas

Mobilidade urbana 13/03/2012 | 06h20

Florianópolis: debate sobre duplicação da Rua Antônio Edu Vieira tem nova rodada

Via teria novas pistas em um quilômetro de extensão

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Trânsito 24 Horas no Twitter

  • t24horas

    t24horas

    Trânsito 24 HorasUFSC>> Lentidão no bairro Carvoeira e Pantanal sent. universidade. #t24horashá 21 minutosRetweet
  • t24horas

    t24horas

    Trânsito 24 HorasSul da Ilha>> SC 405 com fila sent. centro começando no B. do Brasil. Norte da Ilha>> SC 401 com trânsito intenso sent. centro sem lentidão.há 25 minutosRetweet
clicRBS
Nova busca - outros