Manezinho 14/01/2014 | 19h28

Florianópolis ganha versão do "rolezinho"

Alunos e ex-alunos da UFSC e da UDESC criaram encontro para discutir movimento que surgiu em SP

Enviar para um amigo

Florianópolis vai ganhar sua versão do "rolezinho", encontro marcado pela internet por adolescentes e que tem causado polêmica no país. Esses encontros de jovens pobres, a maioria negros, querendo se divertir, namorar no shopping, sem violência, começou em São Paulo, em dezembro passado.

Resultou em repressão policial e decisão judicial permitindo triagem de clientes em seis shoppings da capital paulista. Essa reação tem sido chamada de Apartheid de shopping nas redes sociais. Grupos de diversas cidades tem organizado "rolezinhos" em apoio aos jovens de São Paulo.

O "rolezinho" local está marcado para o próximo dia 26, entre 16h e 22h, no Shopping Iguatemi. Até as 19h24min desta terça-feira (14), 199 pessoas confirmaram presença e 45 reponderam talvez, na página do Facebook, Rolezinho Iguatemi.

A ideia surgiu nesta segunda, no grupo de Facebook da UFSC com alunos e ex-alunos da universidade e também da Udesc.

— Veio de umas brincadeiras no grupo, sobre o movimento e surgiram piadas sobre isso com os shoppings daqui. Fiquei curioso para ver quantas pessoas se interessariam se um evento fosse criado — disse o idealizador do Rolezinho Iguatemi, que preferiu ficar no anonimato.

Ele conta que a ideia é discutir o que está acontecendo e ter um espaço para as pessoas darem sua opinião sobre shoppings regulamentarem regras de quem entra ou não.

— Não tenho intenção de dar apoio para qualquer lado ou movimento. Sou contra roubos e violência que eventualmente ocorrem nesses movimentos, e a favor do pessoal da favela se reunir e aproveitar os mesmos espaços de qualquer grupo de classe média e alta — disse o ex-aluno da Udesc.

Ele contou que escolheu o Iguatemi porque gosta do espaço e mora perto.

— Não quero prejudicar o shopping de modo algum e nem acho que vai. Até o dia 26 o povo vai ter esquecido —.

 

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseAcidente de moto com vítima fatal provoca filas na via Expressa. http://t.co/Lrj5pCwfOphá 6 horas Retweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseFase de testes começa na ponte Anita Garibaldi, em Laguna. http://t.co/c9lvWqaPKvhá 8 horas Retweet
Diário Catarinense
Busca
clicRBS
Nova busca - outros