Versão mobile

Ruas e casas inundadas02/04/2013 | 00h22Atualizada em 03/04/2013 | 14h42

Temporal provoca alagamentos em Chapecó, e região está em alerta

Carros foram cobertos pela água que ficou acumulada em algumas ruas da cidade

Enviar para um amigo
Temporal provoca alagamentos em Chapecó, e região está em alerta Ricardo Zanotto/Arquivo Pessoal
Carros ficaram debaixo da água em algumas ruas do centro da cidade. Foto: Ricardo Zanotto / Arquivo Pessoal

Um forte temporal, com ventos fortes, caiu na noite desta segunda-feira, durante uma hora, entre 22h e 23h, causou estragos e assustou a população de Chapecó. O Corpo de Bombeiros recebeu cerca de 200 chamadas de ocorrências de alagamentos, destelhamentos, deslizamentos e quedas de árvores, mas nenhuma delas graves.

O principal problema registrado foi alagamento de ruas. Em alguns locais, a água chegou a entrar nas casas e carros foram encobertos. A situação ficou mais crítica no Centro da cidade e nos bairros Presidente Médici e Santa Maria.

Um muro desabou no Bairro Seminário, mas ninguém ficou ferido. No Bairro Engenho Braunn, um idoso ficou ilhado numa propriedade rural e precisou ser resgatado pelos bombeiros. No Centro alguns carros que estavam estacionados na rua ficaram cobertos de água.


 
Foto: Ricardo Zanotto/Arquivo Pessoal

Foi uma chuva muito forte e concentrada em pouco tempo. O número de ligações foi muito grande. Mas felizmente só houve danos materiais — explicou o tenente do Corpo de Bombeiros de Chapecó, Cristiano Brandão.

Perto da meia-noite, a chuva já havia diminuído e a água começava a baixar nas ruas, casas e lojas.

Segundo informações da estação de rádio do Aeroporto Municipal Serafin Enoss Bertaso, de Chapecó, as rajadas de ventos chegaram à 122 km/h. O voo da empresa Trip, que faria uma escala por volta das 22h10min na cidade, teve que seguir direto para Porto Alegre. Depois das 23h os pousos e decolagens foram normais.

Somente nesta terça-feira será possível fazer um balanço mais preciso dos estragos.

Defesa Civil pede atenção para possível chuva forte durante a terça-feira no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul

A Defesa Civil alerta para a possibilidade de novos temporais isolados e chuva moderada a forte nesta terça-feira em alguns pontos especialmente no Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul, podendo causar alagamentos momentâneos. A mudança de tempo deve ocorrer devido a um sistema de baixa pressão. A instabilidade e a condição de pancadas de chuva se estendem também para a quarta e quinta-feira, porém de forma mal distribuída e com períodos de sol.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda:

- Tempestades com descargas elétricas, vento e/ou granizo: permanecer em em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas plublicitárias ou objetos que possam ser arremessados.

- Se houver granizo: é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

- Alagamentos: deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados.

- Emergência: qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

Comentar esta matéria Comentários (2)

Marcelo

Chuva! A muito tempo eu não via uma quantidade enorme de chuva em tão pouco tempo, não há bueiro ou riacho que suporte tanta água. Porém, os vários alagamentos que ocorreram nos bairros de Chapecó foram sim causados pelas fortes chuvas, mas o lixo que é jogado em alguns bairros da cidade contribuiu.

02/04/2013 | 11h18 Denunciar

Ana

Um dos bairro mais atingindo foi o São Pedro. Mas grande parte dos alagamento no bairro foram devido a obras mal feita da prefeitura.Gostaria que o DC acompanhasse o que esta acontecendo no bairro São Pedro, pois a imprensa de Chapecó só divulga o que o prefeito quer.

02/04/2013 | 02h23 Denunciar

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseInfográfico: entenda como ocorreu o assassinato que terminou em acidente na Via Expressa, em Florianópolis. http://t.co/sknCHI5o6Bhá 6 horas Retweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinensePrefeitura de Jaraguá do Sul pede reintegração de casas invadidas de loteamento popular http://t.co/vEDU9jhPeehá 7 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros