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Nova passagem29/04/2013 | 06h31

Grandiosidade da ponte estaiada de Laguna chama a atenção no Sul de SC

Cerca de mil operários e engenheiros - número que subirá para 1,6 mil em três meses

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Grandiosidade da ponte estaiada de Laguna chama a atenção no Sul de SC Charles Guerra/Agencia RBS
Ponte está em construção no Sul do Estado Foto: Charles Guerra / Agencia RBS

Cerca de mil operários e engenheiros - número que subirá para 1,6 mil em três meses - trabalham quase 24 horas por dia para construir a ponte estaiada de Laguna, no Sul do Estado. Será a maior travessia da duplicação da BR-101 Sul. A grandiosidade da obra está por todos lados, desde os guindastes de 250 toneladas até o canteiro de 100 mil metros quadrados, onde foi erguida uma vila para 600  pessoas.


A movimentação de balsas carregadas de caminhões-betoneira sobre as águas do Canal de Laranjeiras impressiona e dá dimensão da grandiosidade da obra de construção da ponte estaiada de Laguna. Os veículos levam concreto para as fundações, que estão sendo fincadas na lagoa _ e já podem ser vistas _ com o auxílio de guindastes de 250 toneladas. Tudo é macro para erguer a maior travessia da duplicação da BR-101 no Sul do país.

A construção da nova passagem começou depois que a presidente Dilma Rousseff esteve na cidade e assinou a ordem de início das obras em maio do ano passado. Estão sendo construídas as fundações submersas e os pilares que darão suporte à laje.

Os operários trabalham em ritmo acelerado para concretizar o projeto que tende a desafogar um dos trechos mais congestionados da rodovia. A obra recebe trabalhadores principalmente do Nordeste, já que falta mão de obra para empreendimentos deste porte na região.

Confira a galeria de fotos do local

Só o canteiro de obras precisou de uma área de 100 mil metros quadrados. É lá que fica o abrigo da vila operária, com as casas azuis com capacidade para 638 funcionários. O serviço ocupa quase todas as 24 horas do dia. Às 7h30min começa o expediente de parte da equipe, que segue até as 17h30min, quando o segundo grupo entra em cena e trabalha noite a dentro até as 4h.

No canteiro foi construído um porto de onde partem os cilindro metálicos até a plataforma. Essas estruturas são fincadas no fundo do canal. Em seguida, uma perfuratriz se encaixa dentro da peça e cava até chegar na rocha a 55 metros de profundidade. Depois é colocada a ferragem entrelaçada e o concreto dentro do tubo. E o estaqueamento fica pronto.

Segundo o  Departamento de Infraestrutura (Dnit), até agora foram instaladas 32 das 134 estacas. Cada uma leva cerca de uma semana para ser colocada. A ponte terá 2,8 mil metros de comprimento e será a maior travessia da duplicação da BR-101 Sul.

De acordo com o superintendente sul do Dnit, Avani Aguiar de Sá,  o governo federal solicitou ao consórcio liderado pela Camargo Corrêa que entregasse a obra em julho de 2014, um adiantamento de 10 meses no prazo contratual, que é de maio de 2015. Mas as empresas disseram que seria impossível e se disponibilizaram a tentar terminar em dezembro de 2014.



Mudanças após 10 dias de greve

Uma obra com grande número de trabalhadores normalmente passa polêmicas. Uma delas, no mês passado, levou  os operários a pararem os trabalhos por 10 dias. Só retornaram após um acordo. Os operários cruzaram os braços insatisfeitos com os salários, alimentação e situação do alojamento.

Após a negociação, intermediada pelo Ministério do Trabalho de Criciúma, eles conseguiram o abono de 30% no salário e a demissão sem justa causa para quem não quisesse mais continuar no trabalho. Cerca de 100 trabalhadores foram embora.

Os que ficaram estão tendo os dias parados compensados em horas-extras. Hoje, o salário dos trabalhadores da ponte é de R$ 908 para os não qualificados e R$ 1,3 mil para pedreiros e armadores.

O Ministério do Trabalho de Criciúma irá atuar em um força-tarefa com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Obras Públicas Privadas e Afins de Santa Catarina para avaliar as condições de trabalho dos operários. Segundo o Dnit, o período sem trabalhos no canteiro não interferiu no cronograma de obra.


Duplicação ainda longe do fim

Mais uma vez o prazo para a conclusão da primeira fase da duplicação da BR-101 em SC foi adiado. A projeção do Dnit é finalizar em dezembro deste ano, com cinco anos de atraso. Isso sem contar as obras com contratos posteriores e os túneis do Formigão (iniciado esse ano em Tubarão) e do Morro dos Cavalos, em Palhoça, que ainda não saiu do papel. O lote 29 está com 98% do elevado no contorno de Araranguá concluídos. A demora é porque as duas pontes sobre o rio começaram a ser erguidas no segundo semestre de 2012.

Segundo o Dnit, o estaqueamento está pronto e as travessias devem ser finalizadas até agosto. O outro causador de mais adiamentos nos prazos é o viaduto na cidade de Sombrio, que estava previsto para ter cerca de 60 metros e foi estendido para mais de 200 metros de largura a pedido da comunidade.

No trecho 25, que ficou conhecido como lote da vergonha, o prazo passou de maio deste ano para setembro. Mas, o superintendente sul do Dnit, Avani Aguiar de Sá, lembra que falta apenas concluir um viaduto. Já as pontes antigas de Tubarão e Capivari serão restauradas em um contrato de obras complementares ainda não lançado. No Morro do Formigão, os motoristas já podem perceber a escavação do túnel. Os trabalhos começaram em fevereiro. O prazo de execução é de dois anos.

Em Laguna, para iniciar a construção de dois viadutos de acesso à nova ponte se necessita da contratação da empresa vencedora da licitação. Se começar em maio, a obra pode ficar pronta em julho de 2014.

-  A Setep ganhou e já foi homologada. Estamos só aguardando a assinatura do contrato - afirma Sá.

Quanto ao túnel duplo do Morro dos Cavalos, em Palhoça, a expectativa do Dnit é de conseguir até maio a licença prévia para abrir a concorrência da escolha da empreiteira.
Segundo um estudo apresentado em 2012 pela Fiesc, não há como a duplicação ficar pronta antes de 2017 por causa da demora no início da construção do túnel em Palhoça.

Comentar esta matéria Comentários (1)

Juliana da silva reis

Ola pessoal do clicRBSSC, poderiam me informar quais são os engenheiros civil e ambiental sanitarista, que realiza serviços nas obras, em Laguna e morro Tubarão. Aguardo retorno......

21/02/2014 | 00h20 Denunciar

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