Peladada na Capital08/03/2012 | 22h56

Ciclistas pelados devem fazer manifestação neste sábado em Florianópolis

Trajeto começa na pista de skate em frente ao shopping Iguatemi, na avenida Beira-Mar Norte

Enviar para um amigo
Ciclistas pelados devem fazer manifestação neste sábado em Florianópolis Reprodução/Facebook/Reprodução/Facebook
Versão brasileira do World Naked Bike Ride (WNBR) pretende mostrar que nada protege os ciclistas Foto: Reprodução/Facebook / Reprodução/Facebook

Depois de uma manifestação com bigodes e da bicicletada em luto pela morte de cinco ciclistas, a próxima pedalada contra a falta de segurança no trânsito será mais ousada: a Peladada. Neste sábado, a partir das 19h, os ciclistas devem protestar nus sobre duas rodas em Florianópolis. O trajeto começa na pista de skate em frente ao shopping Iguatemi, na avenida Beira-Mar Norte.

Na Capital, o movimento é incentivado pelo coletivo Bicicletada Floripa, que criou um evento público no Facebook para divulgar a ação e convocar novos adeptos. Até o momento, 168 confirmaram presença.

O objetivo da versão brasileira do World Naked Bike Ride (WNBR) pretende mostrar que nada protege os ciclistas "nesse trânsito violento cheio de pessoas vestidas com armaduras de uma tonelada de metal, com cintos e air-bags", como esclarece um dos informativos na rede social. O evento deve acontecer no segundo sábado de março em várias cidades de todo o país.

Dicas para os pelados

Quem não se sente confortável nu também pode ir de roupa íntima, biquíni/sunga ou vestido. Em alguns locais, os participantes fazem pinturas corporais.

Outra alternativa é usar máscara para não identificar o rosto. Para aqueles que farão nu completo o ideal é levar uma toalhinha para limpar e forrar o selim. Os ciclistas também são orientados a se informar sobre seus direitos — legislação sobre ato obsceno em espaço público ou atentado violento ao pudor.

Diversos protestos que envolvem nudez viraram caso de polícia. O ato obsceno é tratado de forma bastanta subjetiva no Código Penal, dando brecha a interpretações. O artigo 233 diz que o crime de ato obsceno consiste em "praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público".

Outras manifestações

Na última terça-feira, cerca de 120 ciclistas participaram do movimento Hoje tem Bicicletada Nacional,  na Capital. A manifestação ocorreu em 38 cidades do Brasil e quatro de Santa Catarina: Florianópolis, Itajaí, Balneário Camboriú, Timbó. 

O ato foi organizado para protestar contra a morte de cinco ciclistas na última semana. Uma das vítimas foi Matheus Duarte Mueller, de nove anos, atropelado no SC-418, em Pomerode.

Com bigodes naturais, postiços ou pintados, um grupo com cerca de cem ciclistas saíram da Beira-Mar Norte e do Sul da Ilha em uma mobilização a favor da ciclovia na SC-405, em novembro do ano passado. Geralmente, o grupo se reúne na última sexta-feira do mês para divulgar a bicicleta como meio de transporte e buscar condições adequadas para o seu uso nas cidades.

Confira as fotos dos ciclistas de bigodes

Notícias Relacionadas

Manifestação 07/03/2012 | 19h57

Ciclista vítima de atropelamento é homenageada durante protesto

Cerca de 60 manifestantes reivindicam mais segurança no trânsito em Blumenau

Protesto 07/03/2012 | 18h14

Ciclistas pedalam em direção à Itoupava Central para pedir mais segurança no trânsito

Morte de ciclista mobilizou a manifestação que reúne 40 participantes em Blumenau

Manifestação na Capital 06/03/2012 | 22h11

Bicicletada em Florianópolis reúne cerca de 120 ciclistas para protestar contra insegurança no trânsito

Manifestação ocorreu em 38 cidades do Brasil e quatro no Estado

Protesto 06/03/2012 | 09h21

Bicicletada Nacional: ciclistas realizam manifestação em 38 cidades do Brasil e 4 de Santa Catarina nesta terça

Depois da morte de cinco ciclistas em um dia, bicicletas vão à rua pedir mais segurança no trânsito

Comentar esta matéria Comentários (6)

andre

nao precisam apelar. acho que uma atitude assim desmorarila o evento.

12/03/2012 | 11h41 Denunciar

Luiz

Como tem gente curta nesse mundo. O objetivo é justamente APARECER, para chamar a atenção para a reivindicação deles. Tanto estão certos, que já são notícia ANTES da manifestação. Mas tem gente que prefere ficar escandalizada...

10/03/2012 | 02h16 Denunciar

UC

Por que tanto medo? Estamos no Brasil, está calor... Afinal, quando os portugueses chegaram aqui encontraram todo mundo nu. Será que não é possível nudez sem maldade neste lugar? Não poluímos. Pedalamos correndo riscos. Levamos vida saudável. Vê se não critica: participa, vem sentir o ventinho lá!

09/03/2012 | 20h59 Denunciar

ivaldo

Que papelão. Será que essa gente não tem senso de criatividade para arrumar uma forma digna de protesto? por amor de Deus, isto é querer aparecer.

09/03/2012 | 08h23 Denunciar

Clayton

Ridículo. Vão tornar uma causa boa em palhaçada.

09/03/2012 | 08h06 Denunciar

Renan

Eles não correm o risco de serem presos pelo fato de andarem nús em via pública?

09/03/2012 | 07h55 Denunciar

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário Catarinense#t24horas Acidente entre caminhões deixa um ferido na Beira-Mar Norte em Florianópolis http://t.co/VYbfQER0Jj http://t.co/RPkoLiewpMhá 6 horas Retweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseContribuintes da região Norte de SC são suspeitos de sonegar R$ 285 milhões http://t.co/67sUihGSg5há 6 horas Retweet
Diário Catarinense
Busca
clicRBS
Nova busca - outros