Precaução27/02/2012 | 17h42Atualizada em 27/02/2012 | 17h42

Anvisa realiza nova inspeção no MSC Armonia depois de casos de gripe B

Os passageiros que não apresentam sintomas estão liberados para desembarcarem

Enviar para um amigo
Anvisa realiza nova inspeção no MSC Armonia depois de casos de gripe B Claudia Baartsch/Agencia RBS
Navio MSC Armonia está atracado em Santos, no litoral Sul de São Paulo Foto: Claudia Baartsch / Agencia RBS
Roberta Ávila
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está inspecionando hoje (27), o navio de cruzeiros MSC Armonia, da empresa MSC Cruzeiros. O transatlântico, que está ancorado no Porto de Santos, com cerca de 2 mil passageiros a bordo, teve um caso confirmado de  gripe tipo B. Segundo a Anvisa, os passageiros que apresentam algum sintoma da doença estão sendo medicados dentro do navio. Os que não demonstram nenhum sinal de infecção são liberados para desembarque.

Segundo o Ministério da Saúde, desde as 8h da manhã desta segunda a embarcação está sendo submetida a uma avaliação da situação de saúde e aplicação de questionário com passageiros que apresentam sintomas de gripe para realização de investigação epidemiológica. A ação está sendo coordenada pela Anvisa, que atua em conjunto com a Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e Vigilância Epidemiológica de Santos.

No dia 17 deste mês, a tripulante do navio Fabiana dos Santos, de 30 anos, morreu. Ela estava internada no Hospital Ana Costa, em Santos, desde o dia 15, quando desembarcou do MSC Armonia com sintomas de gripe e suspeita de pneumonia, mas ainda não foi confirmada a causa de sua morte. No mesmo dia em que Fabiana morreu, mais cinco tripulantes deram entrada no mesmo hospital, com sintomas semelhantes. No sábado (18), mais dois tripulante e três passageiros foram internados. Segundo o hospital, todos os 10 pacientes tiveram alta até segunda-feira passada (20).

Os exames preliminares de todos os pacientes detectaram a presença do vírus influenza B e estão sendo realizados novos exames para diagnosticar a causa da morte de Fabiana.

Segundo a MSC Cruzeiros, a embarcação já havia passado por uma inspeção da Anvisa no dia 18, quando não foi constatado nenhum risco para a saúde de hóspedes e tripulantes. A empresa informa ainda que o navio passou por novas inspeções quando ancorou no Uruguai e na Argentina. No primeiro país, sete tripulantes passaram por um hospital de Montevidéu para observação por apresentarem sintomas de gripe, como coriza e tosse, mas tiveram alta em seguida. Na Argentina, o navio foi rapidamente liberado.

A Anvisa informa que acompanhou o desembarque de passageiros no Porto de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde o navio fez uma nova parada ontem (26) e que é padrão a realização de inspeções nos navios quando eles cruzam a fronteira de um país para outro. Todas as inspeções realizadas no MSC Armonia, teriam sido, portanto, procedimento padrão.

Segundo a Anvisa e o Ministério da Saúde, a gripe B é um tipo relativamente comum da doença, que não apresenta sintomas diferenciados e nem um índice de mortalidade acima do normal para gripes. Os procedimentos tomados no navio seriam apenas para prevenir que a doença se espalhe, já que os passageiros ficam confinados durante a viagem.

Em nota, a MSC Cruzeiros declarou que segue 'rigorosamente todas as normas internacionais da Organização Marítima Internacional (IMO), do Ministério do Trabalho, da Anvisa e demais autoridades locais. Todas as embarcações estão de acordo com regras e padrões de funcionamento e operação mundiais, além de seguir todas as exigências das agências reguladoras dos países em que operam'.

Com informações da Agência Brasil.

Notícias Relacionadas

Surto em navio 22/02/2012 | 18h41

Argentina confirma sintomas de gripe B em tripulantes de cruzeiro

Ministro da Saúde sustenta que não há perigo de pandemia

Surto em navio 21/02/2012 | 15h27

Após morte de mulher em SP, mais cinco tripulantes de cruzeiro fazem exames no Uruguai

Eles apresentam sintomas de gripe, mas já foram liberados do hospital

Surto em navio 20/02/2012 | 17h22

Laudo preliminar aponta presença de vírus influenza B em corpo de tripulante que morreu em Santos

Risco de contágio é restrito e população não deve se preocupar, diz nota divulgada por hospital

Sem previsão de alta 19/02/2012 | 18h11

Gaúcho e outros dois tripulantes de navio seguem internados em SP

Ao todo, dez pessoas foram hospitalizadas na tarde de ontem, logo após o desembarque

Morte em Santos 19/02/2012 | 12h17

Ocupantes de cruzeiro internados em São Paulo passam por teste para identificar tipo de vírus

Sete das 10 pessoas que estavam internadas receberam alta

Possível surto 18/02/2012 | 13h38

Tripulante morre, outros cinco são internados e cruzeiro é retido no Porto de Santos

Anvisa vacinou toda a tripulação e passageiros tiveram que esperar seis horas para deixar navio

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseGabriel Medina é campeão mundial de surfe http://t.co/7rJJzhioMK http://t.co/LzYgXPmwvNhá 4 horas Retweet
  • dconline

    dconline

    Diário CatarinenseVereadores de Florianópolis criam CPI para investigar fraudes no Pró-Cidadão http://t.co/Cu0plbD91Jhá 4 horas Retweet
Diário Catarinense
Busca
clicRBS
Nova busca - outros