26/06/2013 | 08h57

Férias, hora de aproveitar, para tentar recuperar as notas

Confira algumas dicas de como se organizar para estudar nas férias

Enviar para um amigo
Férias, hora de aproveitar, para tentar recuperar as notas Divulgação/
Foto: Divulgação

As férias não demoram a chegar. Na rede municipal de Florianópolis começam no dia 15 de julho. Hora de aproveitar para brincar, descansar, repor as energias e também se preparar para a segunda parte do ano letivo. É importante tentar colocar em ordem aquilo que não foi possível cumprir de maneira adequada nos meses iniciais do ano. Assim, além de passear no shopping, pegar aquele cineminha ou de teclar com os amigos, vale muito a pena reservar um tempo para atividades que o ajudem a recuperar as notas que estão no vermelho. Mas como fazer isso sem ter a sensação de que você vai perder as férias? É simples: com organização. Para ajudar os estudantes que se encontram nesta situação, aí vão algumas dicas bem fáceis de serem colocadas em prática.



1 - Estabeleça um horário para estudar

Ninguém quer que você passe todas as férias apenas estudando, mas é importante aproveitar este tempo para recuperar as notas. Marque um horário fixo para estudar. Que tal uma hora por dia? O tempo bem aproveitado agora lhe renderá, com certeza, mais tempo livre e menos preocupação no final do ano.


2 - Escolha uma disciplina para cada dia

Além de marcar um horário para se dedicar aos livros e cadernos nestas férias, selecione para cada dia da semana a disciplina a ser estudada. Assim, você manterá o foco em um conteúdo de cada vez e o estudo fica mais fácil.

3 - Identifique omelhor método

Cada pessoa tem uma maneira de assimilar conteúdos. Há quem seja mais visual (absorve melhor aquilo que vê); mais auditivo (fixa com facilidade o que ouve) ou cinestésico (grava o movimento que realiza quando escreve). Tente identificar qual é a sua: leia em voz alta, reescreva o conteúdo, dramatize uma situação, use cores para marcar as informações, etc.

4 - Use o computador a seu favor

Que tal aproveitar para pesquisar na rede algo justamente sobre aquele assunto em que você teve dificuldade? Desde vídeos explicativos até exercícios de compreensão, na internet há uma variedade enorme de recursos que podem ajudá-lo a entender melhor os conteúdos.

5 - Coloque a leitura em dia a leitura

Sabe-se que a leitura é importantíssima em qualquer área de nossas vidas. Não apenas na escola, mas também no campo profissional, um leitor proficiente tem muito mais chances de ser bem sucedido. É através da leitura que ampliamos, além do vocabulário, a nossa capacidade de comunicação. E, nesta sociedade globalizada, comunicação é tudo.

6 - Adiante alguns conteúdos

Dê uma olhadinha no que será estudado no segundo semestre. Procure selecionar, por exemplo, algum filme que tenha relação com o assunto. Esta é uma maneira divertida de adquirir conhecimento. Com os filmes e os conteúdos em mãos, você pode comparar o conhecimento escolar e como ele foi tratado pelo cinema.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

clicRBS
Nova busca - outros