Concurso09/03/2012 | 12h21

Estão abertas as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Biologia

A Olimpíada é uma grande oportunidade para o estudante testar seus conhecimentos em Biologia, além de melhorar o seu desempenho escolar

Enviar para um amigo
Estão abertas as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Biologia OBB Olimpiada Brasileira de Biologia/Divulgação
8ª Olimpíada Brasileira de Biologia Foto: OBB Olimpiada Brasileira de Biologia / Divulgação
Com o objetivo de incentivar o ensino da Biologia e possibilitar a convivência social dos alunos com outros de diferentes países e culturas, estão abertas até 31 de março as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Podem participar alunos matriculados no ensino médio, das escolas públicas e particulares. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.anbiojovem.org.br.

A Olimpíada será dividida em duas etapas, que classificarão os candidatos por meio de provas. A primeira fase será na unidade escolar do aluno, no dia 14 de abril. Os candidatos selecionados nesta etapa participarão da 2ª em local ainda a definir, em 27 de maio. O resultado final será divulgado a partir do dia 8 de junho.

Os quatro primeiros colocados na segunda fase irão participar da 23ª Olimpíada Internacional de Biologia (OIB), entre os dias 8 e 15 de Julho de 2012, em Singapura. Já os classificados de 5ª a 8ª colocação participarão da V Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), de 2 a 8 de setembro, em Portugal.

Os dez primeiros colocados, além de participarem da Olimpíada Internacional de Biologia e na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, farão um treinamento nos laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e no Instituto de Tecnologia ORT antes de viajar para competir.

"A Olimpíada é uma grande oportunidade para o estudante testar seus conhecimentos em Biologia, além de melhorar o seu desempenho escolar. É importante que todas as escolas da rede estadual incentivem seus alunos a participar deste evento", disse Gilda Mara, diretora de Educação Básica e Profissional da Secretaria de Estado da Educação.

Em 2011 foram mais de 500 escolas e 40 mil alunos que tiveram seus conhecimentos avaliados. A OBB é organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) e tem a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). Regulamento no site www.anbiojovem.org.br

Cronograma:

14 de abril de 2012- Realização da Prova da 1ª Fase.

15 de Abril de 2012- Divulgação do gabarito Oficial.

29 de abril de 2012- Divulgação dos candidatos selecionados para a 2ª Fase e divulgação de locais de prova.

27 de maio de 2012- Realização da prova da 2ª Fase.

10 de Junho de 2012- Divulgação do resultado final dos alunos selecionados para a participação na OIB (Singapura) e OAIB (Portugal).

8 a 15 de Julho de 2012- Participação dos quatro alunos selecionados e dois professores tutores na 23ª OIB – Singapura.

02 a 8 de Setembro de 2012 - Participação dos quatro alunos selecionados e um professor tutor na V OIAB (Cascais – Portugal).

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga Diário Catarinense no Twitter

Diário Catarinense
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros