Tempo de reajuste12/01/2014 | 21h22

Prefeitura de Florianópolis libera consulta ao IPTU nesta segunda-feira

Na internet, é possível fazer a simulação do imposto com as novas alíquotas

Enviar para um amigo

Os proprietários de imóveis de Florianópolis poderão simular a partir de hoje os valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) de 2014.

Para acessar o valor, o contribuinte terá de digitar o número da matrícula do seu imóvel no portal da prefeitura. Quem não tiver acesso a computador pode procurar qualquer uma das agências do Pró-Cidadão em Florianópolis. 

Em média, os valores do IPTU foram reajustados em 25% para imóveis residenciais e 30% para comerciais. Para terrenos de alto potencial construtivo não edificados, com valor de mercado acima de R$ 2,4 milhões, o aumento pode chegar a 250%, já que, para a prefeitura, tais imóveis representam ativos financeiros destinados a especulação imobiliária.
Se o morador discordar do valor na simulação, há 40 dias para dar entrada em um pedido de revisão. O contribuinte pode se dirigir até uma das agências do Pró-Cidadão ou utilizar o próprio site para gerar um formulário e recorrer administrativamente na prefeitura.
O recurso será analisado por uma comissão. Enquanto a questão não for definida, o novo valor não será cobrado. No final de fevereiro, os carnês começam a chegar para os contribuintes para pagamento da cota única (20% de desconto) ou da primeira parcela em março.

Carnês serão entregues nesta semana em São José

Em São José, os carnês para pagamento do IPTU começam a ser distribuídos nesta semana. A previsão é que até o dia 25 de janeiro todos os contribuintes recebam a cobrança. O reajuste definido no início de dezembro de 2012 foi de 5,84%, que corresponde à inflação calculada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Em Biguaçu e Palhoça, na Grande Florianópolis, os carnês estarão disponíveis no fim de janeiro e começo de fevereiro,  respectivamente.

 
Diário Catarinense
Busca
clicRBS
Nova busca - outros