Estímulo à economia26/03/2012 | 19h06

Governo prorroga até o fim de junho redução de IPI para linha branca

Também foi diminuído tributo para luminárias, laminados, revestimentos e móveis

Enviar para um amigo

O governo decidiu prorrogar até o fim de junho a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca, como refrigeradores, lavadoras de roupa e fogões, anunciou nesta segunda-feira o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

As medidas fazem parte da política de estímulo à economia do governo. O benefício estava em vigor desde dezembro do ano passado e terminaria no dia 31 de março. 

Mantega avalia que, com estímulos oficiais, especialmente a redução de juros pelo Banco Central e desonerações fiscais, será possível fazer com que a economia do país avance 4% em 2012. Em 2011, o PIB cresceu apenas 2,7%.

De acordo com o ministro, serão estendidas até o final de junho as alíquotas de IPI para geladeira (5%) e máquina de lavar (10%). Também será mantida em 0% a cobrança do imposto sobre fogões e tanquinhos.

O governo decidiu ainda reduzir o IPI para luminárias, laminados, revestimentos e móveis até o final de junho. Para as luminárias, a alíquota baixará de 15% para 5%. No caso dos laminados, a queda será de 15% para 0%; para papel de parede, de 20% para 10%; e para móveis, de 5% para 0%.

— A contrapartida destas medidas é a manutenção dos empregos. Esperamos que eles aumentem, para atender à demanda, que deve crescer — disse.

De acordo com Mantega, uma edição extra do Diário Oficial da União colocará a medida em vigor ainda hoje. 
Após o anúncio, o ministro foi para uma reunião com empresários na sede da Federação das Indústrias de Estado de São Paulo (Fiesp).

AGÊNCIA ESTADO E AGÊNCIA BRASIL

Comentar esta matéria Comentários (1)

TADEU

Nunca foi tão caro de se viver neste país onde se paga 50% em média de impostos em tudo que se COME e BEBE, e o eleitor que briga por toda patifaria de politicos e partidos, ainda APOIAM E VOTAM. Tem uma arma poderosa para PROTESTAR que é o voto mas infelizmente o Eleitor que se acham inteligente, mas não sabe USA-LO.

26/03/2012 | 21h35 Denunciar

Siga EconomiaDC no Twitter

  • EconomiaDC

    EconomiaDC

    EconomiaDCHit nos EUA, modelos de Google Glass esgotam em primeira venda ao público http://t.co/Gg9sL00Qcphá 6 horas Retweet
  • EconomiaDC

    EconomiaDC

    EconomiaDCConfira oito leis fundamentais para o sucesso profissional: http://t.co/7pRjHw4Vd9há 11 horas Retweet
clicRBS
Nova busca - outros